Como fazer um plano de negócios e empreender com segurança

Como fazer um plano de negócios e empreender com segurança

1 – Sumário executivo

Esta é a primeira etapa para a construção de um plano de negócios. O empreendedor deve incluir no sumário executivo um resumo das informações mais importantes, como a descrição da empresa, e o que a diferencia do mercado; a sua missão, os tipos de produtos e serviços que serão disponibilizados e o seus benefícios.

2 – Análise de mercado

O gestor deve procurar em seu plano de negócios, fazer uma segmentação de seus clientes, tendo em mente se são pessoas físicas ou jurídicas, sua idade, gênero, escolaridade, entre outros. Deve-se analisar a concorrência, seu modo de atuação, o preço de seus produtos, seu atendimento, etc. Em seguida, é preciso analisar os fornecedores, conhecendo seus valores, prazo de entrega, e sua localização.

3 – Plano de marketing

Nesta etapa o empreendedor irá descrever os seus produtos e serviços comercializados. É preciso detalhar todas as suas características, além da estratégia de vendas. Com o plano de marketing é possível observar como serão as vendas e criar planos para alavancá-las. Atualmente as empresas estão apostando no marketing digital na internet.

4 – Plano operacional

É através do plano operacional que o empreendedor irá descrever o modo de gestão do negócio. Ele deve nortear os passos necessários para pôr a empresa em funcionamento. Todavia, é o momento de analisar o número de colaboradores necessários para a empresa funcionar, os equipamentos, tempo para os processos corporativos, etc.

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento ao cliente está online para responder. Assim que possível em horário comerciais responderemos.
👋 Oi em que posso ajudar?